Saúde: o que você precisa saber após completar 30 anos

Cena de “Girls” em que Hannah conversa com sua médica (Foto: Reprodução) Quando os 30 anos chegam, vem mais maturidade, consciência da nossa beleza (a gente descobre que é ainda mais gata!), do nosso estilo, do que a gente realmente gosta e por aí vai. A lista é grande.

Cena de Cena de “Girls” em que Hannah conversa com sua médica (Foto: Reprodução)

Quando os 30 anos chegam, vem mais maturidade, consciência da nossa beleza (a gente descobre que é ainda mais gata!), do nosso estilo, do que a gente realmente gosta e por aí vai. A lista é grande. E, no meio dela, sabe o que tem? Os cuidados com a saúde. Pois é, está na hora de começar a pensar em check-up de rotina com seriedade.


É que nessa idade o nosso corpo começa a mudar. “Aos 30 anos a mulher atinge o ápice das suas funções físicas, sexual e intelectual. Porém, inicia-se nesse período o envelhecimento celular com alteração da função hormonal”, explica Nancy Caetano Monteiro, médica ginecologista do Check up e MDP do Hospital Albert Einstein.


Segundo Nancy, é nessa idade que o metabolismo desacelera e pode ocorrer perda da massa muscular, ganho de peso e aumento do apetite. “Pode assim, haver alteração do fluxo menstrual com aumento ou diminuição do fluxo, alterações de humor com a tensão pré -menstrual (TPM) e alteração da libido. Os óvulos também estão envelhecendo e as chances de engravidar diminuem”, afirma.


Ou seja, miga, é uma boa hora pra fazer aquele check up. Por isso, Nancy responde algumas questões pra você saber o que fazer e por onde começar. Bora?


1. Prevenir é melhor que remediar?
Segundo Nancy, as alterações não acontecem da noite para o dia. O importante é a prevenção. “A realização de check-ups anuais bem como a mudança de hábitos como evitar o fumo, sedentarismo e controle da hipertensão são fundamentais para se manter uma vida saudável a partir dos 30 anos”. O objetivo é diagnosticar doenças e detectar problemas de saúde em indivíduos sem sintomas.


2. Por onde começar?
Nancy diz que a além da consulta periódica ao gineco, a mulher deve manter os exames em dia. “Para mulheres sem outras doenças de acompanhamento em especialistas, cabe ao ginecologista na consulta de rotina solicitar os exames gerais”, diz.


3. Vou atrás de algum especialista?
Olha, na verdade, não. “O importante é ter um médico de confiança, que conheça sua história de vida, sua família. É ele quem pode orientar a melhor rotina, baseada no perfil de saúde e nas evidências científicas”. Caso não tenha, aproveite sua visita ao gineco pra conversar sobre essa temática.

Em cena de Em cena de “De Repente 30” para inspirar o check up (Foto: Reprodução)

4. Quais exames devo fazer? 
Além do exame físico, medida de pressão arterial e peso, são solicitados exames laboratoriais complementares anuais. “Eles precisam ser feitos de acordo com a necessidade ou a história de cada um e as sociedades médicas publicam diretrizes sobre quando medir pressão, colesterol que devem ser seguidas”, explica. Ela também ressalta que deve-se manter bons hábitos de vida como qualidade do sono, peso, alimentação e exercícios físicos. Ser saudável né, gente?


5. Já devo me preocupar com o coração?
Vai depender de seus histórico, e também da sua família. Se houver problemas cardíacos no currículo, é melhor investigar. “Para aquelas que praticam ou vão iniciar alguma atividade esportiva, também está indicado iniciar a avaliação aos 30, 35 anos. Mulheres diabéticas, obesas ou com hipertensão arterial também devem se preocupar”, finaliza.

Assuntos sobre modelos e agencias de modelos na web: Agencias de modelos Melhores agencias de modelos Altura necessária para as modelos Como entrar para uma Agencia de Modelos Agencias de Modelos Brasileiras Agencia de Modelos do Brasil Lista de Agencias de Modelos Brasileiras Matérias sobre Modelos e o mundo da moda Lista de Agencias de Modelos Modelos Masculinos Empório Armani Online Lista de Agencias de Modelos Agencias de Modelos Agencias de modelos famosas Principais Agencias de Modelos Informações sobre agencias de modelos Informações sobre agencias de modelos e modelos Agencias de Modelos e Top Models Modelos, Agencias de Modelos e Bastidores da Moda Modelos, Agencias de Modelos e Moda Agencias de Modelos, Agencias de Moda do Brasil, Top Models, Modelos Femininos, Modelos Masculinos Vulnerável e Oscilante Moda, Modelos e Agencias de Modelos Veja Fashion Agencia de Modelos e Top Models

Principais Agencias de Modelos do País: FORD MODELS, MEGA MODEL BRASIL, MAJOR MODEL BRASIL, LEQUIPE AGENCE, Way Model

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *